Um verbo infinitivo é um verbo que não se conjuga. É a forma não flexionada do verbo, a parte que não se altera, independentemente dos tempos verbais. Por exemplo, “comer”, “falar”, “correr”, “escrever”. Não importa se o verbo está no presente, no passado ou no futuro, ele sempre tem a mesma forma: o infinitivo.
O infinitivo é a forma básica do verbo, a mais comum. Por isso, quando o falante não sabe ou não consegue conjugar o verbo, ele é usado como alternativa. Por exemplo, quando uma pessoa não sabe como conjugar o verbo “falar” no passado, ela pode usar o infinitivo “falar” para expressar a ideia.
Além disso, o verbo infinitivo é usado para formar os tempos compostos. Por exemplo: “ter falado”, “deve ter escrito”, “está comendo”, “havia sido”. Quando se usa o verbo infinitivo, o passado ou o futuro estão implícitos na frase. Isso significa que o verbo infinitivo dá mais informação do que o verbo conjugado.
Verbos Infinitivos em Português
Os verbos infinitivos em Português terminam em “ar”, “er” ou “ir”. Por exemplo, “falar”, “comer”, “escrever”, “correr”, “vender”, “subir”, “viver”, “rir”, “partir”. Esses verbos são chamados de verbos regulares.
Há também verbos irregulares, que não seguem essa regra de terminar em “ar”, “er” ou “ir”. Por exemplo, “fazer”, “dizer”, “saber”, “pôr”, “trazer”, “caber”, “haver”, “ver”, “ouvir”, “ir”, “dar”, “estar”, “ser”. Eles têm a mesma forma para o infinitivo, o presente do indicativo e o presente do subjuntivo.
Exemplos de Verbos Infinitivos
Veja abaixo alguns exemplos de verbos infinitivos:
-Falar
-Comer
-Escrever
-Correr
-Vender
-Subir
-Viver
-Rir
-Partir
-Fazer
-Dizer
-Saber
-Pôr
-Trazer
-Caber
-Haver
-Ver
-Ouvir
-Ir
-Dar
-Estar
-Ser
Exemplos de Frases Usando Verbos Infinitivos
Veja abaixo alguns exemplos de frases usando verbos infinitivos:
-Ele gosta de falar.
-Eu quero comer.
-Vamos escrever uma carta.
-Eles estão correndo.
-Você deve vender essa casa.
-Eu preciso subir a montanha.
-Nós vamos viver juntos.
-Eles têm que rir.
-Você pode partir agora.
-Eu quero fazer isso.
-Eles têm que dizer a verdade.
-Você sabe o que fazer.
-Eu preciso pôr o lixo na lata.
-Vamos trazer os presentes.
-Eles não cabem naquela casa.
-Haverá uma festa hoje.
-Eu não posso ver isso.
-Você precisa ouvir o que eu digo.
-Nós vamos para a praia.
-Eles têm que dar um presente.
-Eu quero estar lá.
-Você é ser humano.