Uma fração é um número racional que é usado para representar uma parte de um todo. Uma fração própria é uma fração que é menor do que a unidade. Ou seja, a fração tem um numerador maior do que o seu denominador. Por exemplo, 2/3 é uma fração própria, pois 2 é maior do que 3. Por outro lado, 3/2 não é uma fração própria, pois 3 é menor do que 2.
Uma fração própria é escrita como um número fracionário, ou seja, um número que é dividido em uma parte denominada numerador e outra parte denominada denominador. O numerador é o número que representa a parte da fração e o denominador é o número que representa o todo ao qual a fração pertence. Por exemplo, na fração 2/3, o numerador é 2 e o denominador é 3. O numerador é a parte da fração e o denominador é o todo ao qual a fração pertence.
Uma fração própria é usada para representar um número fracionário. Por exemplo, a fração 3/4 representa o número fracionário 3/4. Uma fração própria também é usada para expressar quantidades menores do que a unidade. Por exemplo, a fração 5/8 representa a quantidade 5/8. Uma fração própria também pode ser usada para representar uma parte de um todo. Por exemplo, a fração 7/10 representa a parte 7/10 de um todo.
Exemplos de Frações Próprias
Aqui estão alguns exemplos de frações próprias:
- 1/2
- 3/4
- 5/8
- 7/10
- 9/12
- 11/16
- 13/20
- 15/24
- 17/32
- 19/40
Como você pode ver, todas as frações acima têm um numerador maior do que o seu denominador. Isso significa que todas elas são frações próprias.
Como Simplificar Frações Próprias
Uma fração própria pode ser simplificada dividindo o numerador e denominador pelo mesmo número. Por exemplo, a fração 5/8 pode ser simplificada dividindo o numerador e o denominador por 5, resultando na fração 1/2. Isso significa que 5/8 é equivalente a 1/2. O mesmo pode ser feito com todas as outras frações próprias.
Frações Improprias
Uma fração imprópria é o contrário de uma fração própria. Uma fração imprópria é uma fração que tem um numerador maior do que o seu denominador. Por exemplo, 3/2 é uma fração imprópria, pois 3 é maior do que 2. Por outro lado, 2/3 não é uma fração imprópria, pois 2 é menor do que 3.
Uma fração imprópria pode ser escrita como um número misto. Um número misto é um número que consiste em uma parte inteira e uma parte fracionária. Por exemplo, a fração 3/2 pode ser escrita como 1 1/2. Aqui, 1 é a parte inteira e 1/2 é a parte fracionária. A fração 3/2 é equivalente a 1 1/2.
Conclusão
Para resumir, uma fração própria é uma fração que tem um numerador maior do que o seu denominador. Por exemplo, 2/3 é uma fração própria, pois 2 é maior do que 3. Uma fração própria pode ser usada para representar um número fracionário, uma quantidade menor do que a unidade ou uma parte de um todo. Uma fração própria também pode ser simplificada dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número. Uma fração imprópria é o contrário de uma fração própria. Uma fração imprópria é uma fração que tem um numerador maior do que o seu denominador. Uma fração imprópria pode ser escrita como um número misto.