Um monômio, em matemática, é um termo matemático que é formado por um número, um literal ou uma variável. Um monômio tem somente um termo, ou seja, não possui nenhuma operação matemática. O termo monômio vem do grego e significa “único termo”.
Existem diferentes tipos de monômios. Um monômio pode ser classificado de acordo com o número de variáveis, o número de coeficientes e o grau do polinômio. O coeficiente é o número que multiplica a variável. O grau é o número de vezes que a variável é multiplicada.
Exemplos de Monômios Em Matemática
Um monômio pode ser qualquer número, literal ou variável. Alguns exemplos de monômios são:
- 5x
- 2y
- 3z
- 4a
- 5b
- 6c
- 7d
- 8e
Os monômios acima são exemplos de monômios lineares. Eles são monômios com um grau de 1, ou seja, eles são multiplicados por si mesmos uma vez. Monômios quadráticos são monômios com um grau de 2, ou seja, eles são multiplicados por si mesmos duas vezes.
Monômios Constante
Os monômios constantes são aqueles que não possuem nenhuma variável. Eles são formados por um número, por exemplo: 2, 5, 7, 10. Estes são exemplos de monômios constantes.
Monômios Binomiais
Os monômios binomiais são aqueles que possuem dois termos. Estes termos podem ser variáveis ou números. Por exemplo: 2x + 7, 5y – 3, 8a + 4. Estes são exemplos de monômios binomiais.
Monômios Trinomiais
Os monômios trinomiais são aqueles que possuem três termos. Estes termos podem ser variáveis ou números. Por exemplo: 2x + 7y + 4, 5y – 3z + 2, 8a + 4b – 6. Estes são exemplos de monômios trinomiais.
Conclusão
Um monômio é um termo matemático que pode ser formado por um número, literal ou variável. Os monômios podem ser classificados de acordo com o número de variáveis, o número de coeficientes e o grau do polinômio. Alguns exemplos de monômios são: 5x, 2y, 3z, 4a, 5b, 6c, 7d e 8e. Os monômios constantes são aqueles que não possuem nenhuma variável. Os monômios binomiais são aqueles que possuem dois termos, enquanto os monômios trinomiais são aqueles que possuem três termos.