O objeto social de uma associação civil é a descrição da razão de existência da entidade, ou seja, o motivo pelo qual ela foi criada. É o objetivo principal da associação, o seu fim, a sua finalidade. Esta especificação é descrita na ata da fundação da associação. Também pode ser alterada com o passar do tempo, caso seja necessário.
No caso de associações civis, é a descrição do que a entidade pretende alcançar, sejam eles objetivos econômicos, culturais, educacionais, sociais, esportivos, de saúde, ambientais, de responsabilidade social, entre outros. Porém, deve-se ressaltar que as atividades que compõem o objeto social de uma associação civil devem estar de acordo com a lei e não podem visar a lucro.
Exemplo de objetos sociais para associações civis
Abaixo, seguem alguns exemplos de objetos sociais de associações civis:
1. Desenvolvimento cultural
Promover o desenvolvimento cultural de uma determinada região através da realização de eventos, cursos, palestras, entre outras atividades.
2. Ações sociais
Realizar ações sociais para o bem-estar da população de uma determinada região, como a distribuição de cestas básicas, a realização de campanhas de arrecadação de alimentos, a construção de infraestruturas, entre outras.
3. Proteção ao meio ambiente
Realizar ações para a preservação e proteção do meio ambiente, como a realização de campanhas de conscientização, a organização de eventos de arborização, a realização de pesquisas para encontrar soluções para problemas ambientais, entre outras.
4. Defesa dos direitos humanos
Promover a defesa dos direitos humanos e do Estado de Direito, através da realização de ações de conscientização, eventos, campanhas, entre outras.
5. Responsabilidade social
Realizar atividades que promovam a responsabilidade social, como a realização de campanhas de arrecadação de recursos, a realização de eventos beneficientes, a criação de projetos de responsabilidade social, entre outras.
Como podemos perceber, o objeto social de uma associação civil é extremamente importante, pois define as atividades da entidade. Além disso, é necessário que as atividades listadas no objeto social estejam de acordo com a legislação e que não visem ao lucro da associação. Assim, fica mais fácil para a entidade cumprir com os seus objetivos e alcançar o seu propósito.