close
Separación de mezclas heterogéneas YouTube
Separación de mezclas heterogéneas YouTube

Uma mistura é um conjunto de substâncias que são combinadas para formar um único material. As misturas podem ser classificadas como homogêneas ou heterogêneas, dependendo de como elas são misturadas ou distribuídas. A separação de misturas é o processo de dividir as misturas em suas substâncias componentes, como água e sal, óleo e água, etc. Existem vários métodos para separar misturas, como filtração, destilação, eletrólise, decantação, etc. Neste artigo, vamos dar uma olhada em alguns dos métodos mais comuns de separação de misturas, seguidos por alguns exemplos de aplicação destes métodos.

Filtração

A filtração é um método usado para separar partículas sólidas de um líquido. Neste processo, o líquido é passado através de um filtro, que retém as partículas sólidas e permite que o líquido flui. O material filtrado é chamado de filtrado e o material retido é chamado de sedimento. A filtração é um método de separação muito comum e pode ser usado para separar uma grande variedade de misturas. Por exemplo, a água do mar pode ser filtrada para separar o sal da água.

Destilação

A destilação é um processo que é usado para separar misturas líquidas que são miscíveis. Este processo envolve a evaporação e condensação de um líquido, como água e álcool. O líquido é aquecido para que ele possa evaporar, e então a fumaça é condensada em um recipiente separado. A destilação é usada para separar uma mistura de água e álcool, pois o álcool evapora a uma temperatura mais baixa do que a água e, portanto, pode ser separado da mistura.

Decantação

A decantação é um processo de separação de misturas que é usado para separar partículas sólidas de um líquido. Neste processo, o líquido e as partículas sólidas são misturados e, em seguida, o líquido é permitido para se estabelecer. O líquido é decantado para um recipiente separado, deixando as partículas sólidas em outro recipiente. A decantação é usada para separar óleo e água, pois o óleo flutua na superfície da água.

Centrifugação

A centrifugação é um processo usado para separar partículas sólidas de um líquido. Neste processo, o líquido é colocado em um recipiente, que é colocado em um dispositivo chamado centrífuga. A centrífuga gira a alta velocidade, forçando as partículas sólidas para o fundo do recipiente. A centrifugação é usada para separar sangue em seus componentes, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas.

Eletrólise

A eletrólise é um processo usado para separar componentes iônicos de uma solução. Neste processo, uma corrente elétrica é passada através de uma solução, o que causa a decomposição das substâncias iônicas. A eletrólise é usada para separar componentes iônicos, como sais e ácidos, de uma solução. Por exemplo, a eletrólise pode ser usada para separar o cloreto de sódio (sal) de água.

Exemplos de aplicação dos métodos de separação de misturas

Filtração

A filtração é usada para separar partículas sólidas de um líquido. Por exemplo, a água do mar pode ser filtrada para separar o sal da água. Além disso, a filtração é usada para produzir água potável e remover impurezas.

Destilação

A destilação é usada para separar líquidos miscíveis. Por exemplo, a destilação é usada para separar água e álcool. Além disso, a destilação é usada para produzir álcool para bebidas alcoólicas.

Decantação

A decantação é usada para separar líquidos e partículas sólidas. Por exemplo, a decantação é usada para separar óleo e água. Além disso, a decantação é usada para separar sedimentos de líquidos.

Centrifugação

A centrifugação é usada para separar partículas sólidas de um líquido. Por exemplo, a centrifugação é usada para separar o sangue em seus componentes, como glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Além disso, a centrifugação é usada para separar líquidos e sólidos em misturas.

Eletrólise

A eletrólise é usada para separar componentes iônicos de uma solução. Por exemplo, a eletrólise é usada para separar sais e ácidos de uma solução. Além disso, a eletrólise é usada para separar metais e outros componentes iônicos de uma solução.

Como você pode ver, existem vários métodos de separação de misturas, cada um com suas próprias aplicações. Os métodos mais comuns de separação de misturas são a filtração, a destilação, a decantação, a centrifugação e a eletrólise. Cada um destes métodos tem seus próprios exemplos de aplicação, que foram discutidos neste artigo.

Leave a Reply