Os elementos químicos são importantes para a vida humana e para a natureza. A tabela periódica é uma ferramenta que nos ajuda a entender a química, pois permite qualificar e classificar os elementos químicos que compõem a matéria. Os elementos químicos são agrupados de acordo com a tabela periódica. Os metais são um grupo de elementos químicos que apresentam características distintas. Estes elementos reagem com outros elementos químicos para formar compostos. Neste artigo, vamos dar uma olhada nos exemplos de metais na tabela periódica.
O que são metais na tabela periódica?
Os metais são elementos químicos que apresentam características distintas. Os metais possuem características físicas como brilho, boa condutividade térmica e elétrica e são maleáveis. Os metais são classificados de acordo com a tabela periódica e são os elementos que se encontram na parte esquerda da tabela periódica. Estes elementos são considerados metais alcalinos, metais de transição, metais de ligação e metais alcalino-terrosos. Os metais são usados em muitas aplicações industriais, como fabricação de máquinas, ferramentas e equipamentos.
Exemplos de metais na tabela periódica
Metais Alcalinos
Os metais alcalinos são aqueles localizados na parte superior esquerda da tabela periódica. Estes elementos são altamente reativos e possuem alto ponto de ebulição. Os metais alcalinos são solúveis em água e formam íons quando dissolvidos. Exemplos de metais alcalinos incluem lítio, sódio, potássio, rubídio, césio e frâncio.
Metais de Transição
Os metais de transição são aqueles que se encontram na parte central da tabela periódica. Estes elementos têm alto ponto de fusão e são usados em muitas aplicações. Os metais de transição são altamente reativos e formam íons quando dissolvidos em água. Exemplos de metais de transição incluem ferro, cobalto, níquel, cobre, cromo, manganês, zinco e cádmio.
Metais de Ligação
Os metais de ligação são aqueles que se encontram na parte inferior esquerda da tabela periódica. Estes elementos são usados em muitas aplicações industriais. Os metais de ligação são altamente reativos e formam íons quando dissolvidos em água. Exemplos de metais de ligação incluem o aluminio, o estanho, o chumbo, o antimónio e o zinco.
Metais Alcalino-Terrosos
Os metais alcalino-terrosos são aqueles que se encontram na parte inferior direita da tabela periódica. Estes elementos são usados em muitas aplicações industriais. Os metais alcalino-terrosos são altamente reativos e formam íons quando dissolvidos em água. Exemplos de metais alcalino-terrosos incluem boro, silício, estrôncio, bário, magnésio, cálcio e sódio.
Conclusão
Os metais são elementos químicos que possuem características distintas. Estes elementos são agrupados de acordo com a tabela periódica e são classificados como metais alcalinos, metais de transição, metais de ligação e metais alcalino-terrosos. Exemplos destes metais incluem lítio, sódio, potássio, ferro, cobalto, alumínio, estanho, chumbo, boro e silício. Os metais são usados em muitas aplicações industriais, como fabricação de máquinas, ferramentas e equipamentos.