close
5 Poemas Del Romanticismo y Del Modernismo
5 Poemas Del Romanticismo y Del Modernismo

O realismo literário é uma importante corrente literária que surgiu no século XIX. Esta corrente literária é conhecida por descrever detalhadamente as realidades sociais, políticas e culturais de seu tempo. Os poetas do Realismo Literário foram capazes de captar essas realidades, expressando-as através de suas obras. Neste artigo, vamos explorar alguns dos poemas mais conhecidos desta corrente literária.

Eugénio de Castro: “O Canto de Uma Ave”

Eugénio de Castro foi um poeta português do século XIX que se destacou pela sua interessante poesia realista. Um de seus poemas mais famosos é o “O Canto de Uma Ave”, que foi escrito em 1875. Neste poema, o poeta retrata a tristeza de uma ave, que presencia a destruição de seu ninho pelo homem. O poeta reflete sobre a tristeza e a injustiça que o homem causou à Natureza.

João da Cruz e Sousa: “Para a Morte”

João da Cruz e Sousa foi outro poeta brasileiro que se destacou na corrente literária do Realismo. Um de seus poemas mais famosos é “Para a Morte”. Neste poema, o poeta retrata a dor e a tristeza que se sente quando alguém próximo morre. O poeta reflete sobre a inevitabilidade da morte e sobre a solidão que ela provoca.

Antero de Quental: “Saudades”

Antero de Quental foi outro grande poeta português do século XIX. Um de seus poemas mais famosos é “Saudades”. Neste poema, o poeta reflete sobre a saudade que sente por um amor perdido. O poeta usa a linguagem poética para expressar o sentimento de saudade, que é descrito como um sentimento de tristeza, lembrança e nostalgia.

Álvares de Azevedo: “Morte e Vida Severina”

Álvares de Azevedo foi outro poeta brasileiro do século XIX que se destacou pela sua poesia realista. Um de seus poemas mais famosos é “Morte e Vida Severina”. Neste poema, o poeta retrata a triste realidade de uma vida de dificuldades, solidão e tragédia. O poeta expressa a dor e a tristeza que acompanham a vida de Severina, refletindo sobre a dura realidade social de seu tempo.

Conclusão

Os poemas do Realismo Literário são um excelente exemplo da arte poética usada para expressar as realidades sociais, políticas e culturais de seu tempo. Os poetas desta corrente literária foram capazes de captar essas realidades, traduzindo-as para a linguagem poética. Os poemas destacados neste artigo são apenas alguns dos muitos exemplos de poemas do Realismo Literário.

Apesar de ter surgido há mais de um século, a poesia realista continua sendo relevante até hoje. Os poetas contemporâneos ainda usam os mesmos temas e a mesma linguagem poética para expressar suas visões sobre o mundo. Assim, a poesia realista ainda é um excelente meio de expressão para os poetas de hoje.

Este artigo explora os poemas do Realismo Literário. Os poemas destacados aqui são apenas alguns exemplos que demonstram a importância desta corrente literária. A poesia realista é uma excelente forma de expressão para os poetas contemporâneos, que usam essa forma de arte para retratar a realidade de seu tempo.

Leave a Reply