close
tamaño de la muestra de una población finita YouTube
tamaño de la muestra de una población finita YouTube

No estudo estatístico, é importante entender os conceitos de população, amostra e amostragem. População é todo o conjunto de elementos que compõem um determinado grupo. Por exemplo, se quisermos estudar todas as pessoas que moram na cidade de São Paulo, então a população será todos os seus habitantes. Por outro lado, a amostra é uma parte da população. Por exemplo, se quisermos estudar o comportamento de consumo de todos os habitantes de São Paulo, então podemos selecionar uma amostra de 100 pessoas para representar todos os habitantes da cidade. Por fim, a amostragem é o processo de seleção de uma amostra de uma população.

Como selecionar uma amostra?

Existem várias técnicas de amostragem, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Uma das técnicas mais comuns é a amostragem aleatória, onde todas as unidades da população têm a mesma chance de serem selecionadas para a amostra. Por exemplo, se quisermos selecionar uma amostra de 100 pessoas para representar todos os habitantes da cidade de São Paulo, então podemos usar o método da amostragem aleatória: selecionar 100 nomes aleatoriamente de uma lista de todos os habitantes da cidade. Da mesma forma, existem outras técnicas de amostragem que podem ser usadas, como amostragem estratificada, amostragem sistemática e amostragem por conglomerados.

Exemplos de População, Amostra e Amostragem

Exemplo 1

Vamos supor que queremos estudar o comportamento de consumo dos habitantes da cidade de São Paulo. A população nesse caso seria todos os habitantes da cidade de São Paulo. Para selecionar uma amostra, podemos usar o método da amostragem aleatória: selecionar 100 nomes aleatoriamente de uma lista de todos os habitantes da cidade. A amostragem, portanto, seria o processo de seleção de uma amostra de 100 pessoas da população de todos os habitantes da cidade de São Paulo.

Exemplo 2

Vamos supor que queremos estudar o comportamento de consumo dos habitantes da região metropolitana de São Paulo. A população nesse caso seria todos os habitantes da região metropolitana de São Paulo. Para selecionar uma amostra, podemos usar o método da amostragem estratificada, onde dividimos a população em diferentes grupos (por exemplo, por sexo, renda, idade, etc.) e selecionamos uma amostra de cada grupo. A amostragem, portanto, seria o processo de seleção de uma amostra de diferentes grupos da população de todos os habitantes da região metropolitana de São Paulo.

Conclusão

Como podemos ver, é importante entender os conceitos de população, amostra e amostragem no estudo estatístico. População é todo o conjunto de elementos que compõem um determinado grupo. Por outro lado, a amostra é uma parte da população e a amostragem é o processo de seleção de uma amostra. Existem várias técnicas de amostragem, como amostragem aleatória, amostragem estratificada, amostragem sistemática e amostragem por conglomerados. Por fim, dois exemplos foram mostrados para demonstrar como selecionar uma amostra de uma população.

Leave a Reply