close
numero de oxidacion
numero de oxidacion

Uma ligação química é a força atrativa entre átomos, íons ou moléculas, que os mantém unidos. Existem quatro principais tipos de ligações químicas que unem os átomos, íons ou moléculas. Estas incluem ligações covalentes, ligações iônicas, ligações metálicas e ligações de hidrogênio. Além destes quatro tipos principais, há também ligações secundárias, como ligações de Van der Waals, ligações de pontes de hidrogênio e ligações de coordenação. Cada ligação química tem características diferentes, que determinam as propriedades das substâncias que se formam quando elas se unem. Neste artigo, mostraremos os exemplos de diferentes tipos de ligações químicas.

Ligações Covalentes

As ligações covalentes são formadas quando o compartilhamento de elétrons ocorre entre átomos. Os elétrons compartilhados formam uma nuvem de elétrons ao redor do átomo. Estas ligações são muito estáveis e são as ligações mais comuns na natureza. As ligações covalentes são usadas para unir átomos de hidrogênio (H2), oxigênio (O2) e nitrogênio (N2). Os compostos formados por ligações covalentes são comumente conhecidos como substâncias orgânicas. Os exemplos de ligações covalentes incluem água (H2O), metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2).

Ligações Iônicas

As ligações iônicas são formadas quando átomos cedem ou recebem elétrons de outros átomos. Os elétrons compartilhados formam íons, que são cargas positivas ou negativas. Os íons positivos e negativos se atraem, criando ligações entre eles. As ligações iônicas são mais fracas que as ligações covalentes. Estas ligações são usadas para unir átomos de metais (por exemplo, sódio e cloro). Alguns exemplos de ligações iônicas são cloreto de sódio (NaCl), ácido clorídrico (HCl) e sulfato de cálcio (CaSO4).

Ligações Metálicas

As ligações metálicas são formadas quando átomos de metais cedem elétrons uns aos outros. Os elétrons compartilhados formam uma nuvem de elétrons ao redor dos átomos. Esta nuvem de elétrons é responsável pela força de atração entre os átomos. As ligações metálicas são muito mais fortes que as ligações covalentes e iônicas. Estas ligações são usadas para unir átomos de metais. Exemplos de ligações metálicas incluem o ouro (Au), a prata (Ag) e o ferro (Fe).

Ligações de Hidrogênio

As ligações de hidrogênio são formadas quando átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio, nitrogênio ou flúor. Estas ligações são muito fracas e são responsáveis pelas propriedades físicas de muitas substâncias, como água, álcool e açúcar. Exemplos de ligações de hidrogênio incluem água (H2O), álcool etílico (C2H5OH) e glicose (C6H12O6).

Ligações Secundárias

Além dos quatro principais tipos de ligações químicas, há também vários tipos de ligações secundárias. Estas ligações são muito fracas e são responsáveis ​​pela coesão entre moléculas. Estas ligações incluem ligações de Van der Waals, ligações de pontes de hidrogênio e ligações de coordenação. As ligações de Van der Waals são formadas por interações eletrostáticas entre moléculas. As ligações de pontes de hidrogênio são formadas quando um átomo de hidrogênio é atraído por dois átomos de oxigênio ou nitrogênio. As ligações de coordenação são formadas quando um átomo de metal é atraído por um átomo de oxigênio ou nitrogênio.

Conclusão

Os diferentes tipos de ligações químicas têm características diferentes que determinam as propriedades das substâncias que se formam quando elas se unem. As ligações covalentes são as mais comuns na natureza e são usadas para unir átomos de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. As ligações iônicas são formadas quando átomos cedem ou recebem elétrons de outros átomos. As ligações metálicas são formadas quando átomos de metais cedem elétrons uns aos outros. As ligações de hidrogênio são formadas quando átomos de hidrogênio são atraídos por átomos de oxigênio, nitrogênio ou flúor. Além destes quatro principais tipos de ligações químicas, há também ligações secundárias, como ligações de Van der Waals, ligações de pontes de hidrogênio e ligações de coordenação.

Palavras-chave: ligações químicas, ligações covalentes, ligações iônicas, ligações metálicas, ligações de hidrogênio, ligações de Van der Waals, ligações de pontes de hidrogênio, ligações de coordenação.

Leave a Reply