close
Problema 4. Alcanos. Nombrar según sistema IUPAC YouTube
Problema 4. Alcanos. Nombrar según sistema IUPAC YouTube

Os alcanos, alquenos e alquinos são três grupos de hidrocarbonetos que se diferenciam pela quantidade de ligações químicas que existem entre os átomos de carbono e de hidrogênio. Os alcanos são compostos que possuem apenas ligações simples entre átomos de carbono, enquanto que os alquenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre átomos de carbono e os alquinos possuem pelo menos uma ligação tripla entre átomos de carbono.

Os alcanos possuem ligações simples entre os átomos de carbono e de hidrogênio. Essas ligações são responsáveis por dar estabilidade ao grupo de átomos e são responsáveis por estabelecer as propriedades químicas e físicas do grupo. Os alcanos possuem a fórmula geral CnH2n+2. O número de átomos de carbono pode variar desde 2 até milhares de átomos de carbono. Alguns exemplos de alcanos são o metano (CH4), etano (C2H6) e propano (C3H8).

Alquenos

Os alquenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre átomos de carbono. Essa ligação permite que os átomos de carbono sejam mais flexíveis, o que permite que os alquenos tenham propriedades diferentes dos alcanos. Os alquenos possuem a fórmula geral CnH2n. Os alquenos mais comuns são o eteno (C2H4) e o propeno (C3H6).

Alquinos

Os alquinos possuem pelo menos uma ligação tripla entre átomos de carbono. Essa ligação permite que os átomos de carbono sejam ainda mais flexíveis, o que permite que os alquinos tenham propriedades diferentes dos alcanos e dos alquenos. Os alquinos possuem a fórmula geral CnH2n-2. Os alquinos mais comuns são o etino (C2H2) e o propino (C3H4).

Exemplos de Alcanos, Alquenos e Alquinos

Os alcanos, alquenos e alquinos são formados por diferentes átomos de carbono e de hidrogênio. Alguns exemplos de alcanos são o metano (CH4), etano (C2H6) e propano (C3H8). Já os alquenos mais comuns são o eteno (C2H4) e o propeno (C3H6). Por fim, os alquinos mais comuns são o etino (C2H2) e o propino (C3H4).

Usos dos Alcanos, Alquenos e Alquinos

Os alcanos, alquenos e alquinos são usados na indústria química para produzir outros compostos químicos. Os alcanos são usados na produção de combustíveis, como a gasolina e o diesel. Os alquenos são usados na produção de plásticos e solventes. E os alquinos são usados na produção de óleos e lubrificantes.

Diferenças entre Alcanos, Alquenos e Alquinos

A principal diferença entre alcanos, alquenos e alquinos é a quantidade de ligações químicas entre os átomos de carbono e de hidrogênio. Os alcanos possuem apenas ligações simples entre átomos de carbono, enquanto que os alquenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre átomos de carbono e os alquinos possuem pelo menos uma ligação tripla entre átomos de carbono.

Conclusão

Os alcanos, alquenos e alquinos são três grupos de hidrocarbonetos que se diferenciam pela quantidade de ligações químicas entre os átomos de carbono e de hidrogênio. Os alcanos possuem apenas ligações simples entre átomos de carbono, enquanto que os alquenos possuem pelo menos uma ligação dupla entre átomos de carbono e os alquinos possuem pelo menos uma ligação tripla entre átomos de carbono. Esses grupos são usados na indústria química para produzir outros compostos químicos, como combustíveis, plásticos, solventes, óleos e lubrificantes.

Leave a Reply