close
Cuadros comparativos, diferencias entre enlaces covalentes y iónicos
Cuadros comparativos, diferencias entre enlaces covalentes y iónicos

Os alcanos, alquenos e alquinos são compostos orgânicos que pertencem à família dos hidrocarbonetos. Encontramos estes compostos em muitos lugares, desde a gasolina até ao gás natural, ou ainda o petróleo. Os alcanos, alquenos e alquinos são constituídos exclusivamente por átomos de carbono e de hidrogénio, estabelecendo ligações covalentes entre si. As diferenças entre os três tipos de compostos orgânicos está relacionada com o tipo de ligações que estabelecem entre si.

Alcanos

Os alcanos constituem o grupo mais simples de hidrocarbonetos. Os alcanos são compostos lineares ou ramificados, que se formam através de ligações simples entre os átomos de carbono e de hidrogénio. Estes compostos não possuem ligações duplas ou triplas entre átomos de carbono.

Os alcanos são muito importantes para a indústria, pois são a base para a produção de uma grande variedade de produtos. Por exemplo, os alcanos podem ser usados na fabricação de combustíveis, plásticos, lubrificantes, pesticidas, entre outros.

Os alcanos apresentam vários nomes químicos, dependendo do número de átomos de carbono e de hidrogénio que compõem o composto. Os alcanos mais simples são representados pelos nomes metano, etano, propano e butano.

Alquenos

Os alquenos são compostos orgânicos que possuem ligações duplas entre átomos de carbono. Estas ligações duplas, também conhecidas por ligações de dissulfeto, são responsáveis pela estrutura molecular dos alquenos. Os alquenos são muito importantes para a indústria, pois são a base para a produção de plásticos, lubrificantes, pesticidas, entre outros.

Os alquenos apresentam vários nomes químicos, dependendo do número de átomos de carbono e de hidrogénio que compõem o composto. Os alquenos mais simples são representados pelos nomes eteno, propeno e buteno.

Alquinos

Os alquinos são compostos orgânicos que possuem ligações triplas entre átomos de carbono. Estas ligações triplas são responsáveis pela estrutura molecular dos alquinos. Os alquinos são muito importantes para a indústria, pois são a base para a produção de lubrificantes, pesticidas e combustíveis.

Os alquinos apresentam vários nomes químicos, dependendo do número de átomos de carbono e de hidrogénio que compõem o composto. Os alquinos mais simples são representados pelos nomes acetileno, propinileno e butinileno.

Exemplos de Alcanos, Alquenos e Alquinos

Os alcanos, alquenos e alquinos são compostos orgânicos que podem ser encontrados em muitos lugares. Abaixo apresentamos alguns exemplos destes compostos orgânicos:

  • Metano (CH4): É um gás natural encontrado nos reservatórios de petróleo.
  • Eteno (C2H4): É um componente da gasolina.
  • Acetileno (C2H2): É usado na produção de aço.
  • Propano (C3H8): É usado como combustível para fogões a gás.
  • Propeno (C3H6): É usado na produção de plásticos.
  • Butano (C4H10): É usado como combustível para lâmpadas de gás.
  • Butino (C4H8): É usado na produção de pesticidas.

Como podemos ver, os alcanos, alquenos e alquinos são muito importantes para a indústria, pois são a base para a produção de muitos produtos.

Conclusão

Podemos concluir que os alcanos, alquenos e alquinos são compostos orgânicos que pertencem à família dos hidrocarbonetos. Estes compostos são muito importantes para a indústria, pois são a base para a produção de muitos produtos. As diferenças entre os três tipos de compostos orgânicos está relacionada com o tipo de ligações que estabelecem entre si.

Alcanos Alquenos e Alquinos
Fonte da imagem: Wikipedia

Leave a Reply