Os monômios são expressões matemáticas formadas por uma única letra, chamada de variável, multiplicada por um número real, chamado de coeficiente. Essas variáveis podem representar diversas coisas, como por exemplo, o peso de um objeto ou o preço de um produto.
Para que seja possível entender os monômios, é necessário conhecer sobre o seu grau. O grau de um monômio é a soma dos expoentes das variáveis que o compõem. Por exemplo, no monômio 3x2y4, o grau é igual a 6, pois 2 + 4 = 6.
Entendendo como os Graus Influenciam os Monômios
Para os monômios, quanto maior o grau, maior será o seu valor. Por exemplo, o monômio 2x2 tem um grau maior que o monômio 3x, e, consequentemente, o seu valor também será maior.
No caso de dois monômios com o mesmo grau, o monômio que tiver o maior coeficiente será o maior. Por exemplo, o monômio 4x3 tem um grau igual ao monômio 2x3, entretanto, o primeiro é maior que o segundo, pois 4 é maior que 2.
Exemplos de Grau de um Monômio
Existem alguns exemplos de monômios que podem ser usados para entender melhor o conceito de grau. Veja alguns deles a seguir:
- 5a – O grau desse monômio é 1, pois o expoente da variável a é 1.
- 7b3 – O grau desse monômio é 3, pois o expoente da variável b é 3.
- 2x2y – O grau desse monômio é 3, pois a soma dos expoentes das variáveis x e y é 2 + 1 = 3.
- 3x2y4 – O grau desse monômio é 6, pois a soma dos expoentes das variáveis x e y é 2 + 4 = 6.
Esses foram alguns exemplos de grau de monômios que podem ajudar a entender melhor o conceito. Agora que você já sabe como calcular o grau de um monômio, você pode calcular o grau de qualquer monômio que encontrar.
Como Utilizar os Monômios com Graus diferentes
Uma vez que você entenda como calcular o grau de um monômio, você pode usá-lo para realizar operações matemáticas. Por exemplo, ao realizar a soma ou a subtração de dois monômios, o resultado será o monômio que possuir o maior grau. Por exemplo, ao somar o monômio 3x2y com o monômio 2x, o resultado será o monômio 3x2y, pois ele possui o maior grau (3).
No caso da multiplicação, o resultado será o monômio cujo grau é igual à soma dos graus dos monômios multiplicados. Por exemplo, ao multiplicar o monômio 3x2y com o monômio 2x, o resultado será o monômio 6x3y, pois 3 + 2 = 5.
Conclusão
O grau de um monômio é o resultado da soma dos expoentes das variáveis que o compõem. O grau influencia o seu valor, sendo que quanto maior o grau, maior será o seu valor. Além disso, o grau também influencia na realização de operações matemáticas, sendo que na soma e na subtração, o resultado será o monômio que possuir o maior grau, e na multiplicação, o resultado será o monômio cujo grau é igual à soma dos graus dos monômios multiplicados.