close
LÓGICA CAMESTRES, BAROCO, CESARE, FESTINO
LÓGICA CAMESTRES, BAROCO, CESARE, FESTINO

Os silogismos são um tipo de argumentação lógica usada para concluir uma conclusão a partir de duas premissas. Existem três tipos principais de silogismos: primeira figura, segunda figura e terceira figura. O silogismo de segunda figura é mais complexo do que o silogismo de primeira figura, pois envolve três termos: dois termos na premissa maior e um termo na premissa menor. Os silogismos de segunda figura são usados para deduzir as relações entre termos médios e termos gerais.

Uma premissa maior é uma afirmação geral que é usada para deduzir uma conclusão. Por exemplo, “Todas as pessoas são mortais”. Uma premissa menor é uma afirmação específica que é usada para deduzir uma conclusão. Por exemplo, “Socrates é uma pessoa”. Com essas duas premissas, você pode concluir que “Socrates é mortal”.

Os silogismos de segunda figura são construídos com dois termos na premissa maior e um termo na premissa menor. Esses silogismos são usados para deduzir as relações entre termos médios e termos gerais. Por exemplo, se você tiver as premissas “Todas as crianças são seres humanos” e “John é uma criança”, você pode concluir que “John é um ser humano”.

Exemplos de Silogismos de Segunda Figura

Agora que você entende o que são silogismos de segunda figura, vamos dar alguns exemplos. Aqui estão alguns exemplos de silogismos de segunda figura:

Exemplo 1:

Premissa Maior: Todos os animais têm quatro patas
Premissa Menor: Todos os gatos são animais
Conclusão: Todos os gatos têm quatro patas.

Exemplo 2:

Premissa Maior: Todos os anfíbios têm pele escamosa
Premissa Menor: Todas as salamandras são anfíbios
Conclusão: Todas as salamandras têm pele escamosa.

Exemplo 3:

Premissa Maior: Todos os homens têm dois braços
Premissa Menor: Peter é um homem
Conclusão: Peter tem dois braços.

Como Usar o Silogismo de Segunda Figura

Uma vez que você entenda o que são silogismos de segunda figura, você pode começar a usá-los na sua própria argumentação. Para usar um silogismo de segunda figura, você deve começar com duas premissas: uma premissa maior e uma premissa menor. A premissa maior é geralmente uma afirmação geral que é usada para deduzir uma conclusão. A premissa menor é geralmente uma afirmação específica que é usada para deduzir uma conclusão. Uma vez que você tenha as duas premissas, você pode usar o silogismo de segunda figura para deduzir a conclusão.

Os silogismos de segunda figura são um ótimo recurso para ajudar a argumentar de forma lógica e consistente. Você pode usar silogismos de segunda figura para mostrar relações entre termos médios e termos gerais. Os silogismos de segunda figura também são úteis quando você está tentando concluir algo com base em duas premissas. Se você entender como usar silogismos de segunda figura, você poderá construir argumentos lógicos de forma eficaz.

Leave a Reply