Um manual de políticas é um documento que reúne as diretrizes e regras da empresa. Os manual de políticas servem para guiar os comportamentos dos funcionários e estabelecer os padrões esperados para otimizar o funcionamento da empresa. O manual de políticas define o que é permitido e o que não é permitido e o que o trabalhador pode e não pode fazer.
Os ejemplos de um manual de políticas podem incluir informações sobre como os funcionários devem se vestir, a frequência e as horas de trabalho, as regras de segurança, as políticas de ausência, a utilização do computador e das redes sociais no ambiente de trabalho, as regras para o uso do telefone e a política de uso da Internet. Além disso, o manual de políticas pode especificar as regras para o uso de qualquer equipamento de trabalho, desde computadores e impressoras, até equipamentos de segurança e equipamentos de escritório.
Exemplos De Políticas De Uso Do Computador
Um exemplo de política de uso do computador é que os funcionários não devem fazer uso não autorizado ou não permitido de qualquer computador ou rede da empresa. Isso inclui acessar, baixar ou compartilhar arquivos não autorizados, usar o computador para fins não relacionados ao trabalho ou usar o computador para executar atividades ilegais. Em casos extremos, o uso não autorizado pode resultar em demissão, enquanto o uso de computadores para fins ilegais pode resultar em processo criminal.
Outro exemplo de política de uso do computador é que os funcionários não devem acessar sites e conteúdos inapropriados, tais como jogos, sites de pornografia ou qualquer outro site que possa ofender outros funcionários ou clientes. A violação desta política também pode resultar em demissão. Além disso, os funcionários também devem ser alertados sobre os riscos de vírus, spam e outras ameaças de segurança cibernética e o que eles devem fazer para evitá-los.
Exemplos De Políticas De Ausência
Um exemplo de política de ausência é que os funcionários devem avisar a empresa com pelo menos 24 horas de antecedência sobre qualquer ausência programada, tais como férias, licença médica e licença parental. Os funcionários também devem fornecer a empresa com a documentação necessária para provar sua ausência. Se a ausência for prolongada, a empresa pode exigir que os funcionários avisem com antecedência maior para que possam encontrar alguém para cobrir o trabalho ausente. Além disso, a empresa pode exigir que os funcionários avisem antes de qualquer ausência não programada, tais como doença ou emergência.
Outro exemplo de política de ausência é que os funcionários não devem exceder o limite de ausência permitida sem a permissão da empresa. Se um funcionário exceder o limite de ausência, a empresa pode tomar medidas disciplinares, tais como a suspensão ou até mesmo a demissão. A empresa também pode exigir que os funcionários apresentem prova de que a ausência foi devido a algum motivo legítimo e não porque estavam procrastinando ou evitando o trabalho.
Conclusão
É importante que as empresas tenham um manual de políticas bem documentado para garantir que seus funcionários cumpram as regras e padrões estabelecidos pela empresa. Os ejemplos de um manual de políticas podem incluir informações sobre como os funcionários devem se vestir, as regras de segurança, as políticas de ausência, o uso do computador e a utilização do telefone no ambiente de trabalho. Além disso, as empresas devem definir limites de ausência e exigir que os funcionários avisem com antecedência sobre ausências não programadas.