close
El surrealismo
El surrealismo

Introdução ao surrealismo e ao poema de Andre Breton

O surrealismo é uma corrente artística que foi criada na primeira metade do século XX. Foi iniciada por Andre Breton, um poeta francês, e foi influenciada pelo movimento dadaísta e pelo surrealismo do pintor e escritor André Masson. O surrealismo está relacionado com os ideais de liberdade e a busca da verdade. O objetivo é usar a imaginação para ultrapassar os limites impostos pela razão e descobrir verdades subjacentes. O surrealismo tem sido usado como método de expressão poética e literária, bem como para a arte visual.

Andre Breton foi um dos primeiros artistas a aderir ao surrealismo. Ele publicou seu manifesto surrealista em 1924, que se tornou um marco importante para o movimento. Ele também escreveu vários poemas surrealistas ao longo da vida. Estes poemas eram tipicamente repletos de imagens e metáforas surreais, que o ajudavam a expressar suas ideias.

Exemplos de poemas surrealistas de Andre Breton

Um dos poemas mais conhecidos de Andre Breton é chamado ‘Ode à L’Inutile’. O poema é curto e repleto de imagens surreais, e descreve a frustração de Breton com o mundo. O poema começa assim:

“Aqui, onde os jardins selvagens estão cheios de árvores que não sofrem,
E onde os muros são cobertos de inscrições inúteis.”

Outro poema surrealista escrito por Breton é chamado ‘Ode à la Beauté’. O poema é sobre a beleza da natureza e como as pessoas devem aproveitar ao máximo as pequenas coisas. O poema começa assim:

“Eu amo a beleza que você encontra nos riachos e nos rios,
E no azul profundo do céu e nas flores do caminho.”

Como os poemas surrealistas de Breton influenciaram a arte moderna

Os poemas surrealistas de Breton influenciaram muitos artistas modernos. O surrealismo foi usado como um meio de expressão artística e literária por muitos artistas, bem como por Breton. As imagens poéticas e metáforas usadas por Breton também foram usadas por outros artistas para expressar suas ideias e sentimentos.

O surrealismo também influenciou a arte visual moderna. Muitos artistas exploraram as imagens surreais de Breton como tema para suas obras. Por exemplo, o pintor espanhol Salvador Dali usou imagens surrealistas em suas pinturas, como os seus famosos quadros “A Persistência da Memória” e “O Grito”.

Conclusão

Andre Breton foi um dos pioneiros do surrealismo e um dos maiores poetas surrealistas de todos os tempos. Seus poemas surrealistas foram uma fonte de inspiração para muitos artistas modernos, tanto na literatura quanto na arte visual. Seus poemas são uma excelente maneira de explorar as imagens surreais da mente humana e descobrir novas verdades e significados.

Leave a Reply