Todos nós já ouvimos falar de palavras abertas e fechadas. Mas, você sabe a diferença entre elas? Quais são as principais características e exemplos? Se você não conhece diferenças entre esses termos ou gostaria de aprender mais, continue lendo!
As palavras abertas são aquelas que podem ser adaptadas e alteradas de acordo com as necessidades do contexto. Elas podem ser transformadas de acordo com o gênero, número, tempo e aspecto, além de poderem ser conjugadas. Esse tipo de palavras possui uma grande flexibilidade para a criação de frases. Os exemplos mais comuns são os verbos e os substantivos.
Já as palavras fechadas são aquelas que não podem ser alteradas. Elas não sofrem mudanças de forma e são utilizadas para estabelecer relações lógicas entre outras palavras. Os exemplos mais comuns são os artigos, preposições, conjunções e interjeições.
Exemplos de Palavras Abertas
Como já mencionamos, as palavras abertas são aquelas que podem ser adaptadas de acordo com o contexto. Isso significa que elas podem ser conjugadas ou declinadas, como no caso dos verbos e substantivos. Veja alguns exemplos:
- Verbos: falar, comer, andar, correr, saltar, vender, ler, escrever.
- Substantivos: mãe, pai, filho, escola, casa, carro, computador, livro.
Exemplos de Palavras Fechadas
As palavras fechadas não sofrem mudanças de acordo com o contexto. Elas são utilizadas para estabelecer relações lógicas entre outras palavras e se dividem em artigos, preposições, conjunções e interjeições. Veja alguns exemplos:
- Artigos: o, a, os, as.
- Preposições: de, para, em, com, por.
- Conjunções: mas, então, pois, portanto, contudo.
- Interjeições: ah, ei, ui, oh, hum.
Exemplos de Uso
Agora que já sabemos a diferença entre palavras abertas e fechadas, vamos ver alguns exemplos de uso. Assim, ficará mais fácil entender como aplicar esses conceitos na prática:
Exemplo 1: O cavalocorreu pelo camporapidamente.
Neste exemplo, cavalo é um substantivo aberto, correu é um verbo aberto e campo é um substantivo aberto. Já rapidamente é uma palavra fechada, pois não pode ser alterada.
Exemplo 2: O carroestacionouna ruaporváriosdias.
Neste exemplo, carro é um substantivo aberto, estacionou é um verbo aberto e rua é um substantivo aberto. Já por e dias são palavras fechadas, pois não podem ser alteradas.
Conclusão
Agora que você já entende a diferença entre palavras abertas e fechadas, vai ficar mais fácil aplicar esses conceitos na prática. Lembre-se de que as palavras abertas podem ser adaptadas de acordo com o contexto, enquanto as palavras fechadas não sofrem mudanças. Boa sorte!